Quanto à talassemia major
talassemia de doenças do sangue

Quanto à talassemia major

Anonim

Um bom médico, eu li que as pessoas com beta-talassemia maior são os níveis de HbA2 e sua HbF aumenta ... E se apenas a HbA2 estiver na doca, enquanto o número na HbF não estiver presente, qual é o diagnóstico? Obrigado ""

Olá Nurul Rosita, obrigado pela pergunta

A hemoglobina é um componente da proteína contendo ferro encontrada nas células vermelhas do sangue, que funciona para transportar oxigênio por todo o corpo. A hemoglobina consiste em heme, que é uma parte contendo ferro, e uma cadeia de globina que consiste em um arranjo de aminoácidos. A própria cadeia de globina consiste em cadeias de globina alfa, beta, delta e gama. Os seguintes são os tipos normais de hemoglobina:

  1. Hemoglobina A (HbA), que é a hemoglobina mais encontrada em adultos, que é em torno de 95-98%. HbA é composta de 2 cadeias alfa e 2 cadeias beta
  2. Hemoglobina A2 (HbA2), que é a hemoglobina, que constitui 2-3% de toda a hemoglobina em adultos. HbA2 é composto de 2 cadeias alfa e 2 cadeias delta
  3. Hemoglobina F (HbF), que é a hemoglobina que constitui 1-2% de toda a hemoglobina em adultos. A HbF é composta por 2 cadeias alfa e 2 cadeias gama. HbF é a hemoglobina principal no feto e diminuirá em número logo após o nascimento do bebê.

Talassemia é uma herança genética em que o organismo produz hemoglobina anormal. Esta doença provoca um aumento na destruição dos glóbulos vermelhos que causa anemia ou falta de glóbulos vermelhos.

Em geral, talassemia pode ser dividida em talassemia alfa e beta talassemia. Existem 4 tipos de talassemia alfa que são diferenciados com base no número de genes que foram danificados:

  1. Danos ao gene 1 é chamado de portador silencioso
  2. Dano a 2 genes, chamado de talassemia alfa menor ou traço
  3. Danos a 3 genes, chamados de doença da hemoglobina H
  4. Danos a 4 genes, chamados alfa talassemia major ou hemoglobina Barts

A talassemia beta é dividida em 3:

  1. Beta talassemia menor ou traço
  2. Beta-talassemia intermediária
  3. Beta major talassemia ou anemia de Cooley

Outras formas de talassemia incluem:

  1. Beta talassemia
  2. Beta-talassemia falciforme

A tabela a seguir é uma tabela que distingue os tipos de beta-talassemia e os aumentos ou diminuições nos níveis de HbA, HbA2 e HbF de cada tipo:

Como pode ser visto na tabela, as condições, como você mencionou, ou seja, o aumento da HbA2 sem acompanhado de um aumento na HbF pode ocorrer na condição de beta-talassemia menor ou característica.

Para diagnosticar uma doença, mais do que apenas os resultados dos exames laboratoriais são necessários. Também é necessário escavar os sintomas sentidos pelo paciente junto com um exame físico. Por esta razão, é melhor consultar os resultados dos exames laboratoriais que você tem com o médico que os examina.

Isso é o que eu posso te informar, espero que seja útil

Dr. Irna Cecilia

"

Recomendado

Dor abdominal tem sido quase 2 semanas

Em relação aos resultados do exame HSG

O corpo do bebê de 2 meses de idade é macio